quarta-feira, junho 11, 2014

Touquinha tricot princesa

Essa touquinha sempre foi feita por minha mãe, toda menina que nascia ela fazia, presenteava ou mesmo sob encomenda, eu nunca fui muito fã de fazer tricot, nunca me interessei sequer de copiar a receita, quando ela faleceu, fiquei lastimando por não ter aprendido a fazê-la, até que encontrei uma que tinha guardado de amostra, que tinha sido de uma das minhas filhas, a levei até um curso de tricot perto de minha casa e pedi a professora pra me ensinar, daí não parei mais de fazê-la. Vou tentar passar a receita pra quem se interessar.
Touca princesa:
Usei fio molet, agulha número 3/5, 1 novelo basta.
Colocar 6 pontos na agulha.
1 car. em tricot
2 car. 1 tr, 1 laç, até o fim.
3 car. em meia
4 car. 2 tr, 1 laç, até o fim, term. sempre as car. com um tr.
continuar assim até completar 16 car. de buraquinhos (por conta das laçadas=aumento)
Após isso, fazer uma carreira de passa-fitas (2 pts jts e l laç).
Arrematar o primeiro e o último gomo (pra formar a parte da nuca)
Fazer 5 car. em ponto meia (direito em meia e avesso em tricot).
Fazer mais uma carreira em passa-fita.
Fazer mais 5 car. em ponto meia.
Fazer mais uma car. em passa-fita.
Fazer mais ou menos 4,5 cm em ponto de barra (l tr, 1m, 1t...)
Arrematar.
Costurar a parte de cima da trouca, dobrar nas car. de passa fitas, enfiar a fita, unir a aba com pontos invisíveis. Costurar dois pedaços de fita pra fazer a amarração no pescoço.

Um comentário:

ROSE disse...

Olá Lúcia!

Sem dúvida é uma linda Touquinha, você resgatou um tesouro em tricô.

Um abraço
Rose